O trabalho realizado pela Direcção 2018-2019 consolidou o contributo especial do PMI Portugal Toastmasters no apoio ao desenvolvimento de competências em Comunicação e em Liderança em Portugal.
Incrementou o trabalho dos seus membros, quer em discursos quer em preenchimento de funções. Como consequência da melhoria da qualidade das suas sessões, o Clube experimentou um aumento da sua frequência em membros e visitas. Manteve iniciativas de abertura ao exterior, como os jantares de Desenvolvimento de Competências, dos quais organizou dois com grande êxito tendo como oradores Alexandre Matos e Ana Relvas, além de reunir os seus membros por ocasião do Natal em iniciativa interna. Participou nas formações de officers requeridas pelo seu Distinguished Club Plan com a plenitude da Direcção.

Alargou o portfólio de possibilidades de treino, com o início de sessões integralmente em inglês em que recebeu o Clube International Speakers em Novembro de 2018.

Convidou outros Clubes TM para sessões conjuntas, como o Almada CL, o Lisbon Toastmasters e o Lisboa Oriente Toastmasters, partilhando experiências e conhecimentos. Pela primeira vez uma dessas sessões foi concretizada por 3 Clubes na Sala do Rei da Estação do Rossio, simultaneamente com aprendizagem de oratória e de História, esta a cargo do patrocinador Infra-estruturas de Portugal.
Organizou ainda o Concurso do Clube e participou na competição da área D1 dos Toastmasters, tendo obtido pela primeira vez lugares no pódio. Participou com diversos membros em várias funções nos Concursos. Conquistou o Speedy Gonzalez Award em Abril de 2018, sendo um dos 3 Clubes da Península Ibérica a primeiro renovar 20 dos seus membros, sinal evidente da satisfação dos seus membros.

A partir de Junho de 2016, o PMI PT TM passou a reunir semanalmente nas instalações do IPAM em Carnide, Lisboa Correspondendo ainda à solicitação do PMI Chapter Portugal, a direcção do PMI PT TM participou em reunião com os membros do Board Internacional daquela Associação e organizou uma sessão de demonstração na XII Conferência do Chapter português em Lisboa.
Na sequência de um jantar de divulgação efectuado no Porto, o PMI PT TM organizou e participou em sessões de demonstração que permitiram fazer nascer um novo Clube, o Douro Toastmasters Club, do qual o PMI PT TM é orgulhoso sponsor!
O Clube tinha 38 membros no final do mandato da Direcção anterior mas ficou subitamente reduzido a 29 membros no início deste mandato. O Clube inverteu esta situação, retomou o seu crescimento e com a entrada de novos membros rejuvenesceu e diversificou a sua base de filiação. Em Maio de 2019, ao alcançar 41 membros, o PMI Portugal Toastmasters passou a ser o maior Clube Toastmasters de Portugal, em número de membros.
Alcançou por fim e pela primeira vez, a distinção de President Club Distinguished, a mais alta classificação dos Clubes Toastmasters.

Em resumo,
● O PMI PT TM cumpriu e excedeu todos os objectivos fixados para o mandato de 2018/19.
● O PMI PT TM reafirmou a sua vitalidade baseada em princípios e numa prática de criação de um ambiente amável e construtivo, onde ao seus membros se sentem bem e desenvolvem as suas competências de comunicações e de liderança.
● O PMI PT TM tornou clara a sua independência e a vontade de colaboração com o PMI em geral e o Chapter português em particular.
● O PMI PT TM considera os seus Clubes congéneres como verdadeiros pares e companheiros na oportunidade de divulgação dos princípios Toastmasters e de assim cumprir a sua missão mais nobre.
● Nesse sentido, a Direcção cessante apoiou o processo de eleição do novo Presidente e da nova equipa de officers, a quem transmitiu a responsabilidade de dirigir o Clube no mandato de 2019/20 de forma totalmente pacífica e colaborante.
● Durante o mandato da Direcção 2018-2019, o PMI Portugal Toastmasters tornou-se President Club Distinguished.

Bom trabalho à nova Direcção!
Equipa
Presidente – José Oliveira Gonçalves
VP Educação – Alexandre Jesus (Jul. a Dez. 2018) e
VP Educação – Rui Domingos (Jan. a Jun. 2019)
VP Membros – José Trindade Gomes
VP PR Relações Públicas – Patrícia Malta Dias
Secretária – Eliana Ribeiro
Tesoureiro – Roberto Freitas
Director de Logística – João Leitão Marques