Eureka!

Você não precisa ser um tipo com sorte para ser um bom comunicador e um bom líder.

Basta ter atitude para traçar o seu percurso de desenvolvimento e persistência para seguir em frente. Um pouco mais que 42 quilómetros, como numa maratona.

Quando se trata de competências, tais como Comunicação e Liderança, não importa se a sua origem está nos loucos anos 80, muito antes ou depois deles.

Sabemos que ninguém nasce ensinado, para tudo há sempre uma primeira vez, e quando a vontade de comunicar é grande, não existem barreiras, apenas desvios e oportunidades.

Se acredita em coaching de alto desempenho, tem a oportunidade de trabalhar alguns dos seus objetivos no nosso Clube. Pode aprimorar a escuta ativa e a comunicação eficaz, potenciar o relacionamento interpessoal, promover a sua liderança pessoal e a de equipas de elevado desempenho e desenvolver o processo de transformação pessoal.

As palavras e as ideias tomam conta das nossas sessões e permitem-nos ter experiências únicas.

Muitas vezes fazemos uma viagem na história como se estivéssemos a pensar: A minha terra! O que andei… O que tenho pr’andar!

Outras vezes, como numa série televisiva, partimos do Episódio 1 – O Início e vamos ao limiar do infinito através dos temas apresentados pelos oradores.

E quanto a temas, não há planeamento do imprevisto que dê jeito!

Repentinamente, aparece uma colega dizendo “Tenho o direito a ser insultada!”, outra coloca-nos a questão “Eu sou cisgénero, e tu?” e logo vem outro voando sobre um ninho de cagarros.

Refletimos, também, como vai a inovação global, o nosso planeta e a problemática da flatulência das vacas, o que traz à tona a angústia da decisão sobre o consumo sustentável.

E vamos construindo o futuro através da avaliação, dando e recebendo feedback, orientados pelo método Toastmasters que nos trouxe até aqui, tendo a valiosa contribuição dos membros do Clube e dos convidados.

No PMI Portugal Toastmasters sabemos a importância de bem receber. No final de cada sessão, temos a certeza de que somos eternos aprendizes e que valeu a pena.

E a sensação agradável de ter tido como que uma refeição inesquecível!

Christiane Nunes Gomes

* As palavras e expressões sublinhadas a negrito são títulos de discursos apresentados pelos membros do PMI Portugal Toastmasters.

Páginas relacionadas

Deixe seu comentário